Responda a estas 5 perguntas antes de escolher o plano de saúde

Responda a estas 5 perguntas antes de escolher o plano de saúde

Com tantas opções de planos de saúde no mercado, às vezes pode ser difícil escolher o convênio. Claro que o valor das mensalidades sempre pesa na decisão, mas a qualidade do serviço e a abrangência da rede assistencial também são pontos a se observar.

A principal recomendação é assinar um contrato que atenda às suas necessidades. Para ajudá-lo na tarefa, separamos cinco perguntas que todo cliente deve responder, na hora de recorrer à saúde suplementar. Confira:

1.Você tem ou pretende constituir família?

A maioria dos planos de saúde, tanto familiares quanto empresariais, oferece a possibilidade de você incluir dependentes no convênio. Verifique se há um limite para que cônjuge, filhos e outros parentes recebam o benefício.

No caso de um casal que pretenda ter filhos biológicos, a melhor alternativa é a cobertura hospitalar com obstetrícia. Essa modalidade inclui os procedimentos pré-natais, a atenção ao parto e os cuidados com o recém-nascido.

2.O titular ou os dependentes têm algum problema crônico de saúde?

Os planos de saúde mais baratos são aqueles que cobrem apenas serviços ambulatoriais, como consultas e exames. Para internação sem custos adicionais, você deve adquirir um produto de segmentação hospitalar.

Quem possui histórico de diabetes, pressão alta ou problemas no coração pode precisar de acompanhamento médico com regularidade. Assim, vale optar pelo pacote mais completo. No entanto, lembre-se que doenças e lesões pré-existentes aumentam o período de carência, ou seja, o tempo que o beneficiário deve aguardar para utilizar alguns serviços do convênio.

3.Você viaja com frequência?

Analise a abrangência geográfica da rede assistencial. Apure se os profissionais de saúde e os estabelecimentos conveniados ficam na sua cidade, ou numa localidade próxima.

Se você costuma se deslocar bastante, a trabalho ou a passeio, talvez a abrangência municipal não se encaixe tão bem ao seu estilo de vida. Prefira um plano de saúde regional, nacional ou, até mesmo, internacional. Cabe destacar que, numa ida ao exterior, o seguro viagem pode ser obrigatório.

4.Prefere quarto particular ou enfermaria?

Os planos de saúde hospitalares preveem dois tipos de acomodação. Na enfermaria, o beneficiário fica internado numa área compartilhada com outros pacientes. Além disso, os horários de visita são restritos.

Já o quarto particular possibilita internação num apartamento privado e tempo de visitação mais flexível. Ainda, alguns contratos permitem que um parente permaneça junto o tempo todo, na condição de acompanhante. Trata-se de um conforto a mais, mas que costuma encarecer o valor das mensalidades.

5.A família tem recursos financeiros?

O plano de saúde é um investimento na segurança e no bem-estar de sua família. Porém, quanto mais benefícios incluídos no pacote, mais caro será o preço final. Certifique-se de que essa despesa não comprometerá o orçamento da casa.

Com as perguntas que listamos neste post, você terá uma visão mais clara de suas necessidades. A partir daí, poderá pesquisar opções de qualidade e que caibam no seu bolso.

Ainda tem dúvidas? Então confira nosso glossário com os principais termos utilizados na saúde suplementar. E fique de olho no blog da ASK Planos de Saúde para acompanhar as novidades!