Passo a passo: 5 dicas para uma vida mais saudável

Passo a passo: 5 dicas para uma vida mais saudável

Manter um estilo de vida saudável não faz bem apenas para o corpo. Esses hábitos ajudam a poupar dinheiro. É que determinados fatores de risco aumentam as chances de complicações e doenças, o que pode encarecer o plano de saúde.

5 passos para uma vida saudável

As próprias operadoras mantêm programas de prevenção. O objetivo é aumentar o bem-estar dos beneficiários e, ao mesmo tempo, diminuir os custos operacionais da saúde suplementar. Afinal, quanto mais internações e cirurgias forem realizadas, mais salgados tendem a ser os convênios.

As doenças crônicas causam 70% das mortes no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, com algumas adaptações na rotina, é possível garantir longevidade e qualidade de vida. Confira as dicas.

1.Não fume

O cigarro contém mais de 4,5 mil substâncias tóxicas.  Não é de se admirar que seu uso esteja associado a tantos problemas.

O tabagismo eleva o risco de câncer de boca e pode desencadear uma menopausa prematura. Cerca de 85% dos fumantes morrem por bronquite ou enfisema pulmonar. Além disso, a perda de colágeno associada ao vício causa o envelhecimento precoce da pele.

2.Beba com moderação

Em quantidades exageradas, a bebida alcoólica inibe a ação de alguns neurotransmissores. Com isso, a pessoa perde a coordenação e o autocontrole.

Há uma sobrecarga do fígado e dos rins, também, pois esses órgãos precisam trabalhar mais para eliminar as toxinas. Já o ritmo cardíaco pode sofrer alterações, o que traz consequências para a pressão arterial.

Resultado: o consumo frequente de álcool está relacionado a perda de memória, hepatite, cirrose, infarto e câncer. Isso sem contar os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados.

3.Alimente-se bem

Uma dieta rica em gorduras e pobre em outros nutrientes também agrava o risco de doenças crônicas. O sobrepeso é um perigo, principalmente, para diabéticos, hipertensos e pessoas com colesterol alto.

Uma das consequências pode ser o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que mata 6 milhões de pessoas por ano no mundo, segundo a OMS. A dica para prevenir esse quadro é eliminar os ultraprocessados e incluir mais comida in natura no cardápio. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, traz orientações.

4.Pratique atividades físicas

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam que 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais são sedentários. Assim, ficam propensos à obesidade e a outros problemas, como doenças reumáticas.

A solução é simples: correr, caminhar, dançar, fazer musculação ou praticar algum esporte. Quem realiza atividades físicas pelo menos três vezes por semana diminui os fatores de risco que podem encarecer o plano de saúde.

5.Conviva com os amigos

O convívio social também é um importante elemento. O contato com pessoas queridas aumenta a expectativa de vida em até 50%, conforme pesquisa da universidade Brigham Young, dos Estados Unidos.

A solidão é capaz de intensificar distúrbios mentais e de piorar sintomas da depressão. Essa doença, que atinge 5,8% da população do país, pode ocasionar insônia, hipertensão arterial e outras complicações físicas.

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