Check-up: conheça os exames recomendados para homens e mulheres

Check-up: conheça os exames recomendados para homens e mulheres

O diagnóstico precoce pode evitar que problemas de saúde evoluam para doenças mais graves. Por isso, todo adulto deve adotar uma rotina periódica de exames. O check-up anual é recomendado a qualquer pessoa com mais de 18 anos. Conheça as avaliações que não podem faltar.

O que incluir no check-up anual

Tudo começa pelos exames de sangue. O hemograma costuma ser um dos mais pedidos pelos médicos, pois avalia a concentração e a forma de leucócitos, hemácias e plaquetas. Alterações nesses elementos podem indicar enfermidades sérias, como câncer.

Também é comum que se meçam os níveis de triglicérides, bem como de colesterol total e frações. Esse último teste indica a quantidade de HDL (“colesterol bom”) e LDL (“colesterol ruim”) no organismo, sendo importante para prevenir ou controlar distúrbios cardiovasculares.

A análise da glicemia em jejum serve para identificar possíveis casos de diabetes. Essa doença crônica, se não tratada, pode causar complicações nos rins, cegueira e até amputação de membros.

Ainda, convém realizar a conferência da sorologia para apontar a eventual presença de vírus, como HPV e HIV. Afinal, na idade adulta, cresce a preocupação com doenças sexualmente transmissíveis.

Exames específicos para homens e mulheres

Além dos exames sanguíneos, entram no check-up a aferição da pressão arterial e o teste ergométrico, que mede o esforço físico. Com o avanço da idade, eleva-se a incidência de problemas pulmonares e cardiovasculares. Portanto, é necessário verificar se o corpo não apresenta alterações significativas.

O câncer é outra ameaça que fica mais frequente entre idosos. Portanto, a prevenção já começa mais cedo.

Entre as mulheres de 40 anos ou mais, exigem-se a mamografia e o Papanicolau. Assim, fica mais fácil perceber lesões nos seios e no útero. Quanto mais cedo encontrado o carcinoma, maiores as chances de cura da doença.

Já os homens devem, a partir dos 45 anos, preocupar-se com a próstata. Recomenda-se o exame de toque retal e o teste para verificar a reação do antígeno prostático específico (PSA) na corrente sanguínea.

Planos de saúde cobrem rotina de exames

Tantas avaliações médicas requerem tempo e dinheiro, certo? Não necessariamente. Cabe destacar que mesmo o convênio ambulatorial mais básico já dá direito a consultas em clínicas e à realização de check-ups.

Porém, algumas condições crônicas de saúde demandam idas mais frequentes ao consultório – por vezes, com internação hospitalar. Sendo assim, a dica é pesquisar os diferentes tipos de planos de saúde e decidir qual será o mais adequado para o seu caso. A cobertura deve condizer com o estilo de vida do beneficiário.

Contando com os serviços da rede de saúde suplementar, você também economiza. Basta pagar a mensalidade para ter acesso a equipes qualificadas e fazer seu check-up sem transtornos. Nada de gastar fortunas em consultas particulares, nem de enfrentar filas numa unidade pública de atendimento.

Quer saber mais sobre as vantagens de contratar um plano de saúde? Então não deixe de conferir nosso blog. Tire suas dúvidas e comece, hoje mesmo, a cuidar do seu bem-estar. Não deixe o check-up para depois. Invista em sua qualidade de vida.