Qual é o melhor plano de saúde do Brasil?

Qual é o melhor plano de saúde do Brasil?

Você está pensando em aderir a um plano de saúde, mas não sabe qual escolher? Então é a hora de conhecer os melhores convênios particulares do Brasil. Existem mecanismos que avaliam o desempenho das operadoras. Eles resultam numa nota que atesta a credibilidade da empresa – e pode pesar bastante na sua decisão.

Como os planos de saúde são avaliados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) possui o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO). Essa iniciativa prevê avaliações anuais, visando à melhoria dos serviços prestados aos beneficiários.

Os resultados são descritos no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), composto por diversos indicadores. Esses critérios estão agrupados em quatro grandes dimensões:

– Qualidade da assistência médica prestada;

– Qualidade e acesso aos hospitais, laboratórios e profissionais de saúde;

– Satisfação do cliente e solidez do plano de saúde;

– Qualidade da gestão administrativa do plano de saúde.

Feita a aferição, atribui-se uma nota de 0 a 1 para a operadora. Quanto mais próxima de 1 for a pontuação, melhor é o plano de saúde. A informação permite que você compare empresas diferentes e, assim, determine qual delas é a mais adequada para sua necessidade.

Lista dos melhores planos de saúde do Brasil

A versão mais recente do PQO é de 2018, tendo como base dados relativos ao ano de 2017. Nessa avaliação, a classificação dos planos com melhor desempenho ficou assim:

1º – Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico (IDSS 1)

2º – SAMP Espírito Santo Assistência Médica LTDA. (IDSS 1)

3º – Fundação São Francisco Xavier (IDSS 1)

4º – Unimed – Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo LTDA. (IDSS 1)

5º – Unimed de Santa Bárbara D’Oeste e Americana – Cooperativa de Trabalho Médico (IDSS 1)

6º – Unimed Pato Branco Cooperativa de Trabalho Médico (IDSS 1)

7º – Unimed Encosta da Serra/RS Sociedade Cooperativa de Serviços de Saúde LTDA. (IDSS 1)

8º – Unimed de Cascavel Cooperativa de Trabalho Médico (IDSS 0,9747)

9º – Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico (IDSS 0,9701)

10º – Bradesco Saúde S.A. (IDSS 0,9614)

Cabe ressaltar que outras operadoras, embora não apareçam na lista, possuem resultados igualmente satisfatórios. Além disso, a escolha de um plano de saúde envolve fatores diversos, como a abrangência da rede credenciada e o valor da mensalidade. Portanto, o top 10 deve ser visto como apenas um dos indicativos de qualidade.

Como saber a classificação de outras operadoras

A ANS possui uma página que explica detalhes do Programa de Qualificação de Operadoras. Nela, você encontra uma ferramenta de busca para saber qual é o IDSS do plano de seu interesse.

Repare que a pontuação será inserida numa faixa horizontal colorida. A escala vai do vermelho ao verde, passando por tons de laranja e amarelo. Notas acima de 0,8 já figuram no quadrante verde. Isso significa que a empresa em questão possui qualidade alta.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Quer saber mais sobre saúde suplementar? Então siga acompanhando as novidades de nosso blog. Até a próxima!