Plano de saúde e seguro saúde têm diferença! Entenda

Plano de saúde e seguro saúde têm diferença! Entenda

Tanto o plano de saúde quanto o seguro saúde existem para a mesma finalidade: fornecer atendimento médico de qualidade aos beneficiários. Porém, há algumas diferenças entre esses serviços, no que diz respeito à contratação e ao uso. Você saberia dizer quais são elas? Siga conosco e tire suas dúvidas.

Como funciona o plano de saúde

O plano de saúde é oferecido por uma companhia privada. Ao contratá-lo, o cliente tem acesso a uma rede de atendimento clínico e hospitalar, a chamada rede credenciada.

Esse conjunto inclui hospitais, laboratórios e profissionais de saúde que atuem em consultórios particulares (médicos, psicólogos etc.). Caso você precise de atendimento, terá que se dirigir a um local que atenda pelo plano.

Vale lembrar que a cobertura assistencial varia conforme o tipo de contrato. A segmentação ambulatorial dá direito apenas a exames, consultas e socorro de urgência e emergência. Para serviços mais complexos, como cirurgias e outros procedimentos que envolvam internação, é necessário ter um plano hospitalar.

O que é o seguro saúde

A modalidade de seguro saúde também é disponibilizada por empresas que operam no ramo. A diferença é que, nesse caso, não há uma rede credenciada. Ou seja: o beneficiário não tem que selecionar o serviço a partir de uma lista predeterminada de instituições e profissionais.

Quando precisa de atendimento médico, o paciente marca uma consulta no local de sua preferência – e paga por isso. Em seguida, pode solicitar o reembolso do valor à seguradora.

Trata-se de um modelo similar ao do seguro do carro, por exemplo, em que você paga o conserto do veículo e a empresa ressarce depois. É comum recorrer a esse serviço durante viagens internacionais, pois o atendimento médico fora do país costuma ser pago (e bem caro).

Seguro saúde ou plano privado: qual escolher?

É difícil determinar qual das opções seria melhor para o consumidor. Isso porque plano de saúde e seguro saúde, apesar das diferenças, também apresentam vantagens bastante particulares.

Digamos que sua família tenham costume de se consultar com a mesma médica há muitos anos, mas ela não mantém convênio com planos privados. Nesse caso, o seguro saúde pode ser uma opção viável. Ainda que você pague pela consulta particular num primeiro momento, a empresa cobre a quantia.

Porém, até mesmo algumas operadoras de plano de saúde preveem a possibilidade de reembolso. Vale conferir as cláusulas contratuais. 😉

A grande vantagem do plano privado é o acesso a uma rede credenciada de qualidade. Isso diminui a burocracia para agendar consultas e procedimentos, principalmente nas situações que demandam um especialista. Sem contar que você não desembolsa nada na hora do atendimento.

Aliás, falando em dinheiro, no fim das contas tudo se resume ao orçamento disponível. Serviços mais completos significam mensalidades mais altas. Portanto, avalie maneiras de economizar na contratação de produtos da saúde suplementar. O link ao lado fornece algumas dicas importantes.

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para mais informações sobre planos de saúde, continue acompanhando as novidades de nosso blog. Até a próxima!