Plano de Saúde em Porto Alegre - Planos de Saúde Empresariais, Familiares e Individuais | ASK Planos de Saúde

Como contratar um plano de saúde: veja 10 dicas importantes

Diante de tantas opções no mercado, você sabe como contratar um plano de saúde adequado às suas necessidades? Realmente, a escolha pode ser difícil para quem não conhece esse segmento a fundo. Mas o artigo de hoje vai ajudar.

10 dicas para contratar o plano de saúde certo

O material abaixo é baseado em orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável por regular e fiscalizar os planos privados no Brasil. Acompanhe a lista e, se necessário, acesse os links para entender melhor cada tópico. Vamos lá?

  1. Tipo de contrato

Uma pessoa física pode aderir a um plano de saúde individual ou familiar. Se a contratação for por empresa, então estamos falando de um plano coletivo empresarial. Já sindicatos, associações e outras entidades de classe contratam plano de saúde coletivo por adesão.

  1. Necessidades do beneficiário

Leve em conta fatores como idade, tipo de acomodação desejada, locais de atendimento e até sua disponibilidade financeira. O importante é encontrar um pacote que se adeque ao que você precisa.

  1. Cobertura

Os planos de saúde mais em conta são os ambulatoriais, que cobrem apenas exames e consultas. Para procedimentos de internação, é necessário aderir à modalidade hospitalar (com ou sem obstetrícia). Tem, ainda, os planos odontológicos e os planos referência. Conheça as diferenças entre eles.

  1. Acomodação

O plano hospitalar pode oferecer dois tipos de acomodação ao beneficiário internado. A individual, em quarto particular, garante mais privacidade. A coletiva, em enfermaria com outros pacientes, costuma ser mais barata.

  1. Abrangência geográfica

Os locais de atendimento também devem ser observados quando você contratar um plano de saúde. Verifique se a rede credenciada opera apenas na sua cidade, no seu estado ou no país inteiro. Quem viaja com frequência prefere convênio com abrangência nacional.

  1. Rede credenciada

A rede conveniada corresponde aos hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde que atendem pelo plano. Confira a lista antes de fechar negócio. É necessário ter acesso a serviços de qualidade, de preferência perto de onde você mora.

  1. Faixa de idade

As mensalidades do plano de saúde são reajustadas automaticamente conforme a faixa etária do cliente. Quanto mais avançada a idade, maior o preço. Portanto, consulte a tabela de valores para não se surpreender no futuro.

  1. Cobrança

Existem planos privados que cobram um valor fixo por mês, independentemente dos serviços utilizados. Outros têm mensalidades acessíveis, mas cobram uma taxa adicional por cada atendimento realizado. Verifique qual dessas opções traz mais economia para o seu caso.

  1. Comparativo

A ANS estabelece critérios para definir quais são os melhores planos de saúde do Brasil. Busque uma consultoria especializada para comparar preços, conhecer os benefícios de cada operadora e encontrar o pacote ideal para suas necessidades.

  1. Informação

Acesse o portal da ANS para tirar outras dúvidas. No Espaço do Consumidor, você se informa sobre o que seu plano deve cobrir, quais são os prazos de atendimento e como acontecem os aumentos de mensalidade.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você contratar um plano de saúde com segurança. Precisando de mais dicas, entre em contato com a ASK. Nós podemos ajudar.

askplanodesaude

Assine nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias.
Loading