Coronavírus: planos de saúde fornecem exame para Covid-19

Coronavírus: planos de saúde fornecem exame para Covid-19

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem acompanhado a evolução da Covid-19 no Brasil. Para enfrentar a pandemia, uma das principais estratégias é a testagem da população. Por isso, todos os planos de saúde do país são obrigados a oferecer exames que auxiliem no diagnóstico do novo coronavírus.

Exames para Covid-19 entraram no Rol da ANS

Atenção: as orientações em relação ao novo coronavírus podem mudar a qualquer momento, pois a situação continua em estudo. Por favor, considere o contexto da data de publicação deste artigo. O cenário pode ter mudado após a divulgação do texto.

Em decisão extraordinária, publicada nas Resoluções Normativas nº 453 e nº 457, a diretoria colegiada da ANS incluiu novos exames no Rol de Procedimentos Obrigatórios. Isso significa que todas as operadoras de saúde suplementar devem oferecer o serviço a seus beneficiários, independentemente do tipo de cobertura.

O primeiro teste em questão foi o SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – pesquisa por RT – PCR. O exame é voltado a pacientes com quadro suspeito da doença e deve ser realizado apenas quando houver indicação médica.

Em seguida, a ANS ampliou a lista, conforme descrito abaixo. Nem todos os procedimentos detectam Covid-19, mas eles ajudam no diagnóstico, já que podem descartar infecção por outros microrganismos. Confira:

Dímero D (dosagem) – Já era obrigatório antes, mas não para casos relacionados ao novo coronavírus. É fundamental na identificação e no acompanhamento de quadro trombótico.

Procalcitonina (dosagem) – Recomendado para pacientes graves de Covid-19. Auxilia na distinção entre situações mais brandas e mais severas da doença.

Pesquisa rápida para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B – Esses testes apontam infecção por Influenza, o vírus da gripe, que também pode desencadear Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Ou seja: a pesquisa rápida funciona no diagnóstico diferencial de pacientes graves.

Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório – Mais uma vez, a investigação clínico-laboratorial é útil para descartar a presença de outros parasita no organismo. O teste rápido para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é voltado a crianças com infecção viral grave respiratória.

Quando realizar exame de coronavírus pelo plano de saúde

Todos os procedimentos que apresentamos aqui requerem indicação médica. O profissional de saúde solicitará esses testes apenas quando necessário, de acordo com as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Se você suspeita que está com Covid-19, entre em contato com a operadora do plano de saúde. A empresa informará os locais de atendimento e o protocolo a ser seguido.

A ANS solicita que os beneficiários permaneçam em casa sempre que possível. Portanto, não procure um hospital ou outra unidade de saúde por conta própria. Siga as orientações de seu plano privado para evitar que o vírus se espalhe.

Por fim, lembre-se de que a atualização extraordinária da cobertura assistencial está sujeita a alterações até o fim da pandemia. Para não ter dúvidas, acompanhe o site da ANS e verifique se os exames para coronavírus permanecem no rol de procedimentos obrigatórios.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Precisando de mais informações sobre saúde suplementar, siga o nosso blog. Até a próxima!