Plano de Saúde em Porto Alegre - Planos de Saúde Empresariais, Familiares e Individuais | ASK Planos de Saúde

Portabilidade de carências e migração com aproveitamento: entenda as diferenças

A portabilidade de carências é um fator de grande importância e um ponto que deve-se tomar alguns cuidados. Afinal, existem algumas regras definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estruturadas com base em situações distintas. Em suma, esse termo se define pela eventualidade de alterar o plano de saúde para um da mesma operadora ou de uma operadora diferente sem que se possua a obrigatoriedade de cumprir um novo período de carência. 

Dentre as regras para a portabilidade, devem se levar em consideração: O plano atual e o plano para o qual será solicitada a portabilidade, sendo que os mesmos devem ser congêneres, ou seja, mesma cobertura em território geográfico e mesmas acomodações. O tempo mínimo de 24 meses de plano de saúde atual e a cobertura do plano atual, que deve estar vigente. Sendo que, nesse caso, inclui-se Parto e CPT.

 

Existem alguns tipos de portabilidade. Sendo eles:

Portabilidade especial

Esse modelo se aplica para os casos onde a operadora está deixando de oferecer os serviços e saindo do mercado. Seja por motivos próprios ou ainda, por razões relacionadas à falência.

Portabilidade extraordinária

Se aplica a casos onde não existe a possibilidade de se dispor das normas que regem a portabilidade de carências.

Migração: o que é?

Migração de carências é uma  promoção das operadoras para empresas com até 29 vidas.

Dentre os requisitos mínimos para a sua adesão estão: o cumprimento de, no mínimo, 12 meses de cobertura no plano vigente e o contrato com até 60 dias de cancelamento, neste caso, para algumas operadoras o prazo máximo é 30 dias de descontinuidade de cobertura. Além disso, a  migração precisa obrigatoriamente ser para um plano com a mesma abrangência geográfica ou inferior ao atual. Com a mesma acomodação hospitalar ou contratação de acomodação em situações onde o plano é inferior ao anterior.

Sendo que, nesse caso não inclui-se Parto ou CPT.

Ficou com alguma dúvida referente a esses dois fatores? Sinta-se à vontade para entrar em contato com a ASK Planos de Saúde! Possuímos diversas possibilidades de planos individuais e empresariais com todo o suporte necessário para esclarecer qualquer questionamento que possa surgir.

askplanodesaude

Assine nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias.
Loading